Biografia completa : quem é SÉRGIO FERREIRA

Conheça um pouco mais de Sérgio Ferreira, suas conquistas e  desafios enfrentados nesses mais de vinte e cinco anos de atuação em empresas multinacionais de grande destaque.
Descubra de onde vem sua expertise profissional, visão estratégica e todas as demais qualidades que fazem dele um dos mais capacitados profissionais do mercado de consultoria em gestão de resultados, palestras e mentoria executiva.
Divisor
Logo Cargill
"Agregando valor ao produto"

Entre os anos de 1995 e 2001, Sérgio Ferreira desempenhou diversas funções na área comercial/trading até se tornar Gerente Comercial da Cargill. Neste período, o maior desafio de Sérgio e de sua equipe foi criar um método de vendas consistente, capaz de agregar valor à uma commodity e diferenciá-la no mercado, permitindo que os produtos da Cargill fossem posicionados em uma categoria diferente de seus concorrentes.

Na prática, Sérgio liderou a equipe que desenvolveu propostas de valor para os produtos da empresa, baseadas na construção de laços forte de relacionamento com seus clientes, na incorporação de serviços aos produtos já existentes e no desenvolvimento de novos, como por exemplo a venda de óleo a granel e concentrado para o mercado nacional, ao invés de somente tambores. Desta forma, agregou valor na venda para empresas de aromas e fragrâncias, além de gerar redução significativa nos custos de operação desses clientes.

A expansão de produtos e clientes também foi fundamental na estratégia de diferenciação adotada.


Logo Michelin
"Transformando vendedores em consultores de negócios"

No ano de 2001, Sérgio assumiu o desafio de ser Key Account Manager, Gerente de Vendas e, posteriormente, Gerente Comercial da Michelin Brasil, ficando no cargo até 2005 e construindo um grande legado com a sua equipe: a mudança no foco da força de vendas da empresa.

Novamente o desafio envolveu transformar a venda de uma commodity (pneus de passeio) em uma venda lucrativa e com valor agregado. Para isso, Sérgio e sua equipe trabalharam no fortalecimento da rede de revendedores e ampliaram o foco de atuação de apenas vendas para consultoria de negócios.


Logo Michelin
"Construção da marca institucional"

Após a crise na Argentina, em 2005, Sérgio assumiu o cargo de Diretor da Divisão de Passeio e Caminhonete Michelin Cone Sul, momento em que precisou trabalhar o valor da empresa não apenas para o mercado, mas para toda equipe e parceiros comerciais (revendedores) que, naquele momento, após anos de crise e redução drástica de presença da Michelin no país, não acreditavam mais na empresa.

Após 2 anos de um grande trabalho em equipe, a Michelin voltou a crescer, ganhar participação de mercado e ter a sua marca reconhecida como a mais importante marca premium do setor na Argentina.


Logo Michelin
"O valor das parcerias estratégicas"

No país considerado o "maior laboratório" da América Latina por sua economia mais aberta e acesso a marcas e produtos do mundo todo, o desafio de Sérgio como Diretor da Divisão de Passeio e Caminhonete da Michelin Cone Sul era vender valor agregado em um segmento premium de mercado.

A estratégia desenvolvida se baseou na abertura de novos canais de vendas e em parcerias, associando a marca da empresa à credibilidade e imagem de fortes parceiros locais.


Logo Michelin
Michelin Grécia - "Se adaptar para gerar resultados"

Entre os anos de 2007 e 2008, Sérgio Ferreira se tornou o primeiro presidente não europeu da Michelin na Grécia.

Essa experiência permitiu a ele desenvolver um modelo de gestão adaptativo, capaz de gerar resultados estratégicos e liderar grandes profissionais em diferentes contextos culturais.


Logo CASE IH
"Na contramão da Crise"

Em 2008, ao assumir a Diretoria Geral da Case IH América Latina, Sérgio Ferreira teve a oportunidade de liderar uma equipe de profissionais excepcionais, rumo ao ambicioso plano de crescimento: triplicar o faturamento da empresa e chegar na marca de 1 bilhão de dólares em 5 anos.

Foi preciso vender um sonho para unificar toda a equipe rumo a um objetivo comum e aplicar os princípios da Gestão com Resultado® através do Plano "60-20-10":

  • 60% de participação no mercado de colhedoras de cana;
  • 20% no mercado de colheitadeiras;
  • 10% no mercado de tratores agrícolas.

Mesmo em meio à maior crise mundial desde os anos 1930, Sérgio e sua equipe acreditaram no crescimento da empresa e investiram estrategicamente em equipe, portfólio de produtos, novos segmentos e rede de concessionários. Deste desafio nasceu o slogan “A Case na contramão da Crise”.


Logo Jeep
"Liderando o crescimento de mais de 3.000%"

No ano de 2011 Sérgio foi convidado a assumir a presidência da Chrysler no Brasil, cargo que ocupou até 2013.

Com a separação da Mercedes-Benz, Sérgio e seu time lideraram a construção de uma rede exclusiva de concessionárias em apenas 2 anos por meio de incentivos atrelados a um plano de excelência.


Logo Nissan
“Chegada do novo Sentra ao Brasil”

Entre os anos de 2013 e 2014, Sérgio teve uma rápida passagem pela Nissan do Brasil, quando foi convidado a assumir a vice-presidência da montadora, em setembro daquele ano.

Em sua gestão foi lançado o novo modelo do Sentra, quando o veículo ganhou design mais arrojado, passou por melhorias, mas se manteve fiel à proposta de conforto e sobriedade da marca.


Logo Jeep
"Gestão com Resultados”

Em 2014 Sérgio foi chamado novamente pelo grupo FCA para assumir como Presidente da Chrysler do Brasil, quando da fusão com a FIAT passou a acumular as funções de Diretor da JEEP para a América Latina e Diretor Comercial da FCA Brasil.

Tudo isso aconteceu em meio a um cenário de fortes restrições às importações e, como Diretor Comercial, Sérgio recorreu à Gestão com Resultados® para estimular a criatividade de sua equipe, mantendo o crescimento e rentabilidade da maior montadora de automóveis do país mesmo em momento tão adverso.

Esta foi, então, sua última experiência como executivo, antes de se dedicar totalmente à carreira de consultor no ano de 2018, conquistando, junto de sua equipe, resultados emblemáticos.


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