Sobre o ciclo de vida de uma empresa e seus desafios

Posso dividir o ciclo de vida de uma empresa em quatro estágios distintos: início, crescimento, maturidade e declínio. Isso mesmo, declínio! Porque uma empresa segue um ciclo como qualquer outro ser vivo: nasce pequena, cresce até a idade adulta, e eventualmente morre.

A única certeza que temos é que um dia iremos morrer. Sabemos também que, se der tudo certo e tivermos uma vida longeva, passaremos por muitas fases e ciclos. E um fenômeno similar acontece com as empresas. Para exemplificar, o autor Morgan Housel nos ensina em estudo recente que, de todas as empresas abertas em terras americanas nos últimos 170 anos, menos de 1% delas ainda estão operando!

Não, não se trata de um texto fúnebre. Trata-se de reconhecer que as empresas também nascem, se desenvolvem e… a maioria delas morre. A partir deste reconhecimento, devemos construir as estratégias de acordo com o ciclo da empresa.

E os desafios que uma empresa enfrenta mudam conforme ela passa por cada uma dessas etapas. Embora haja inúmeros, alguns são mais comuns durante estágios específicos. É importante ter isso em mente para identificar em qual fase do ciclo sua empresa está e, assim, fazer uma boa gestão do negócio. Por isso, neste post, daremos uma olhada em alguns desses desafios e algumas orientações sobre como superá-los. Mas vamos começar do começo.

Tenha controle sobre o ciclo de vida de uma empresa para garantir o sucesso do negócio

Como funciona o ciclo de vida de uma empresa?

Nos estágios iniciais, uma empresa deve se estabelecer no mercado e construir uma base de clientes. Esta pode ser uma tarefa difícil, já que muitas vezes existem muitos concorrentes já bem estabelecidos no mercado.

À medida que a empresa começa a ganhar força, ela deve administrar este crescimento de maneira eficaz para continuar a ser bem-sucedida. Se não for bem administrado, o crescimento pode levar a problemas, tais como desorganização e dificuldades financeiras.

Paradoxalmente, é justamente na fase de crescimento (muitas vezes acelerado demais, desordenado, desfocado e frequentemente além das capacidades) que muitas empresas ficam pelo caminho, encerrando prematuramente suas atividades. As nossas avós tinham razão quando nos diziam: crescer dói!

E mesmo que você não queira pensar sobre isso agora, eventualmente, todas as empresas chegarão a um ponto em que começarão a declinar. Isto pode ser devido a mudanças no mercado ou simplesmente porque a empresa se tornou menos eficiente com o tempo. Nesta fase, o gestor deve decidir se tenta se transformar, vender para outro gestor mais competente,  ou aceitar a derrota e fechar suas portas. Esta, naturalmente, deveria ser a última alternativa. O cuidado é para não retardar demais esta decisão.

Assustei você? Bem, peço desculpas. Mas precisamos estar preparados para a realidade. Um dado do IBGE, de 2021, demonstra que 45% das empresas brasileiras não sobrevivem por mais de três anos. E a principal causa é a má gestão financeira, sobretudo a gestão do caixa.

Isso não quer dizer que você precisa ter medo, afinal você sabe como se preparar. Aqui mesmo no blog, já publiquei diversos artigos para te orientar nessa missão. Portanto, conheça as fases do ciclo de vida da sua empresa, desenvolva sua habilidade de gestão, procure orientação profissional no que for preciso e prepare-se para os desafios que já citei e outros. Como exemplifico a seguir.

Prepare-se para cada etapa

Um dos desafios mais comuns que as empresas iniciantes enfrentam é atrair e reter talentos. As startups geralmente têm dificuldade em atrair os melhores talentos porque não conseguem competir com o salário e benefícios oferecidos por empresas maiores e mais estabelecidas. Para superar este desafio, é preciso se concentrar na cultura de sua empresa e oferecer aos colaboradores oportunidades de desenvolvimento profissional. A chave aqui é criar as bases de relacionamentos sólidos com todos os stakeholders: colaboradores, sócios, clientes, fornecedores, comunidade.

Já as empresas em fase de crescimento, pelo contrário, comumente não conseguem acompanhar a demanda por seus produtos ou serviços. Para superar este desafio, o caminho é investir em operações e melhorias de processos. Mas tenha cuidado aqui! Não dê passos maiores que suas pernas e nem esqueça de manter sua saúde financeira sob controle.

Conforme as empresas amadurecem, elas podem se tornar menos ágeis e inovadoras. Ou ainda precisar lutar para manter a rentabilidade diante da concorrência. Neste caso, é recomendado investir em pesquisa e desenvolvimento para diferenciar seus produtos e serviços, ao mesmo tempo em que os mantém relevantes. A busca de vendas recorrentes é fundamental em todos os ciclos, neste da maturidade, ainda mais importante.

E finalmente, à medida que as empresas declinam, se veem confrontadas com a queda das vendas e da lucratividade. Para superar este desafio, as empresas em estágio de decadência precisam se concentrar no corte de custos e na racionalização de suas operações. Além de ter preparo emocional para lidar com crises e tomar decisões assertivas.

Supere os desafios

Os desafios enfrentados pelas empresas variam de acordo com o estágio do ciclo de vida em que se encontram. Mas há algumas ações gerais que podem ajudar você a superar qualquer um que surgir. Anote aí…

  1. Defina metas e objetivos: como eu sempre digo, o mais importante em qualquer negócio é saber aonde quer chegar.
  2. Faça um plano de ação: documente tudo o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos, incluindo prazos razoáveis e previsão de orçamento para tudo o que for feito.
  3. Procure orientação profissional: você não precisa e nem vai conseguir entender profundamente todas as dimensões do negócio. Por isso, é importante investir em uma consultoria especializada em suas necessidades, para te acompanhar em cada etapa do ciclo de vida da sua empresa.
  4. Não saia dos trilhos: seja perseverante e não desanime, independentemente do que estiver enfrentando no momento.
  5. Recomece: se tudo der errado, tente outra vez. Mude o negócio, mude o produto, mude tudo se quiser; mas use a derrota de aprendizado para criar algo ainda mais forte e resistente.

Em resumo, definir metas e objetivos é o primeiro passo para superar qualquer desafio. Uma vez que você saiba o que quer alcançar, você pode desenvolver um plano para chegar lá. Se você não tem certeza por onde começar ou como se manter no plano, procure orientação profissional.  Por fim, não desanime e, se for preciso, recomece. E você, como lida com os ciclos da sua empresa?


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