O conceito de alavancagem é pouco divulgado, mas potencializa resultados
“Work smarter not harder.” A frase em inglês que diz para trabalharmos de maneira mais inteligente e não com mais intensidade, na minha visão, traduz uma das coisas mais importantes (e pouco divulgadas) do mundo dos negócios: o conceito de alavancagem.
Alavancagem é na verdade um conceito bastante simples, mas que por ser pouco divulgado não é muito utilizado. Quando bem empregada pode gerar mais resultados para sua empresa (e para você!), sem a necessidade de você investir mais recursos para isso.
No cenário financeiro a alavancagem é mais conhecida nos Estados Unidos. Eles usam o termo “leverage” para descrever o processo em que uma empresa pode contar com recursos financeiros, que não são seus, para fazer um investimento em estoque ou em uma fábrica, por exemplo.

Resumindo o conceito de alavancagem
A alavancagem pode otimizar a utilização de diversos recursos na sua empresa e na sua vida pessoal. O primeiro recurso que vamos entender como alavancar é o tempo.
Tempo
Este é o recurso mais valioso e visto como o mais escasso pela maioria dos líderes. Estamos sempre lutando contra o relógio e as poucas 24 horas por dia que temos.
Fazer a alavancagem do seu tempo e do tempo da sua equipe é algo relativamente simples. Para começar, entenda quais são as atividades da sua rotina, e da rotina da sua equipe, que geram mais valor.
Quais são os 20% de atividades que geram 80% dos seus resultados?
Você sabia que um executivo de vendas investe apenas ⅓ do seu tempo para prospecção de novos clientes? O restante do tempo é gasto com processos administrativos, viagens e reuniões, que com certeza não geram 80% dos resultados.
Focar em atividades que geram valor significa, por exemplo:
- Agrupar atividades que tenham o mesmo objetivo para serem feitas de uma única vez;
- Delegar atividades que podem ser feitas por outras pessoas;
- Eliminar ou automatizar atividades burocráticas;
- Terceirizar atividades que não são o seu core;
- E, o mais importante, simplesmente não fazer aquilo que não precisa ser feito.
O segundo recurso que devemos alavancar são as nossas conexões e, principalmente, os nossos canais de venda.
Conexões e canais de venda
O grande benefício de utilizar a alavancagem é gerar mais resultados com um menor investimento. Quando fazemos conexões de valor, tanto para nós mesmos, como para a nossa empresa, estamos alavancando a nossa curva de aprendizado. Pois, podemos nos conectar com pessoas e organizações que possuem conhecimentos e informações que nós não temos.
Quando o assunto é canal de vendas, a alavancagem se torna ainda mais poderosa. Quando eu era Diretor da Divisão de Passeio e Caminhonete na Michelin no Chile, pude viver na prática a alavancagem dos canais de venda da empresa. Desenvolvemos uma estratégia de parceria com fortes players locais que alavancaram não apenas as vendas, mas também a imagem da empresa.
Trabalhar em parceria com outras empresas que já possuem acesso ao seu público-alvo faz com que a sua empresa possa crescer de maneira exponencial.
Além disso, as conexões e parcerias podem ir muito além dos canais de venda. Você pode utilizar parceiros para alavancar todas as áreas da sua empresa em que você não é um especialista ou, todas as atividades que você entende que não devem ser realizadas pela sua empresa ou equipe.
A alavancagem está diretamente conectada com estratégias para o crescimento de uma empresa, sem que ela precise fazer todo o investimento ou esforço para que isso aconteça.
Um consultor, por exemplo, pode alavancar o seu negócio criando um método e licenciando esse método para outros consultores que irão pagar um fee por isso. Pode também, fazer parcerias com outras empresas que tenham canais de venda fortes e contatos com clientes em potencial. Ou ainda, utilizar a tecnologia para otimizar o seu trabalho, com recursos de inteligência artificial para automatizar parte do processo de consultoria.
Conclusão
A chave para alavancagem é utilizar a criatividade para desenhar estratégias de como crescer de forma exponencial, isto é, aumentando o seu alcance e resultados, sem aumentar proporcionalmente a sua operação e custos.
Em português claro, entregar muito mais, gerar muito mais resultados, com um esforço muito menor.
Como você pode alavancar a sua empresa ou o trabalho da sua equipe?

Interessado(a) em crescimento?
Então, conheça o meu livro Crescimento exponencial: transforme sua empresa em uma máquina geradora de caixa, disponível na Amazon em versão impressa e digital.
Deixe um comentário