O conceito de alavancagem é pouco divulgado, mas potencializa resultados

“Work smarter not harder.” A frase em inglês que diz para trabalharmos de maneira mais inteligente e não com mais intensidade, na minha visão, traduz uma das coisas mais importantes (e pouco divulgadas) do mundo dos negócios: o conceito de alavancagem.

Alavancagem é na verdade um conceito bastante simples, mas que por ser pouco divulgado não é muito utilizado. Quando bem empregada pode gerar mais resultados para sua empresa (e para você!), sem a necessidade de você investir mais recursos para isso.

No cenário financeiro a alavancagem é mais conhecida nos Estados Unidos. Eles usam o termo “leverage” para descrever o processo em que uma empresa pode contar com recursos financeiros, que não são seus, para fazer um investimento em estoque ou em uma fábrica, por exemplo.

Um executivo, com as mãos espalmadas, segurando um cérebro para ilustrar o conceito de alavancagem

Resumindo o conceito de alavancagem

A alavancagem pode otimizar a utilização de diversos recursos na sua empresa e na sua vida pessoal. O primeiro recurso que vamos entender como alavancar é o tempo.

Tempo

Este é o recurso mais valioso e visto como o mais escasso pela maioria dos líderes. Estamos sempre lutando contra o relógio e as poucas 24 horas por dia que temos.

Fazer a alavancagem do seu tempo e do tempo da sua equipe é algo relativamente simples. Para começar, entenda quais são as atividades da sua rotina, e da rotina da sua equipe, que geram mais valor.

Quais são os 20% de atividades que geram 80% dos seus resultados?

Você sabia que um executivo de vendas investe apenas ⅓ do seu tempo para prospecção de novos clientes? O restante do tempo é gasto com processos administrativos, viagens e reuniões, que com certeza não geram 80% dos resultados.

Focar em atividades que geram valor significa, por exemplo:

  • Agrupar atividades que tenham o mesmo objetivo para serem feitas de uma única vez;
  • Delegar atividades que podem ser feitas por outras pessoas;
  • Eliminar ou automatizar atividades burocráticas;
  • Terceirizar atividades que não são o seu core;
  • E, o mais importante, simplesmente não fazer aquilo que não precisa ser feito.

O segundo recurso que devemos alavancar são as nossas conexões e, principalmente, os nossos canais de venda.

Conexões e canais de venda

O grande benefício de utilizar a alavancagem é gerar mais resultados com um menor investimento. Quando fazemos conexões de valor, tanto para nós mesmos, como para a nossa empresa, estamos alavancando a nossa curva de aprendizado. Pois, podemos nos conectar com pessoas e organizações que possuem conhecimentos e informações que nós não temos.

Quando o assunto é canal de vendas, a alavancagem se torna ainda mais poderosa. Quando eu era Diretor da Divisão de Passeio e Caminhonete na Michelin no Chile, pude viver na prática a alavancagem dos canais de venda da empresa. Desenvolvemos uma estratégia de parceria com fortes players locais que alavancaram não apenas as vendas, mas também a imagem da empresa.

Trabalhar em parceria com outras empresas que já possuem acesso ao seu público-alvo faz com que a sua empresa possa crescer de maneira exponencial.

Além disso, as conexões e parcerias podem ir muito além dos canais de venda. Você pode utilizar parceiros para alavancar todas as áreas da sua empresa em que você não é um especialista ou, todas as atividades que você entende que não devem ser realizadas pela sua empresa ou equipe.

A alavancagem está diretamente conectada com estratégias para o crescimento de uma empresa, sem que ela precise fazer todo o investimento ou esforço para que isso aconteça.

Um consultor, por exemplo, pode alavancar o seu negócio criando um método e licenciando esse método para outros consultores que irão pagar um fee por isso. Pode também, fazer parcerias com outras empresas que tenham canais de venda fortes e contatos com clientes em potencial. Ou ainda, utilizar a tecnologia para otimizar o seu trabalho, com recursos de inteligência artificial para automatizar parte do processo de consultoria.

Conclusão

A chave para alavancagem é utilizar a criatividade para desenhar estratégias de como crescer de forma exponencial, isto é, aumentando o seu alcance e resultados, sem aumentar proporcionalmente a sua operação e custos.

Em português claro, entregar muito mais, gerar muito mais resultados, com um esforço muito menor.

Como você pode alavancar a sua empresa ou o trabalho da sua equipe?


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