A meta é aprender compartilhando conhecimento!

Foi no ano de 2016 que comecei a compartilhar as minhas experiências como executivo em um blog e no LinkedIn. Gostava de aprender compartilhando conhecimento da minha prática sobre gestão e conquista de resultados com as minhas equipes.

A parte mais incrível de compartilhar minhas experiências é que eu aprendia tanto quanto eu ensinava. Aprendia ao escrever, pois precisava olhar para os resultados que estava gerando e me perguntar: “onde estamos acertando e onde podemos fazer melhor?”. Além disso, eu precisava procurar minuciosamente pelo aprendizado em cada novo desafio que enfrentava.

Mas, o aprendizado não parava por aí. Ele continuava com a interação com os leitores. Cada comentário e cada dúvida, provocam uma nova reflexão e um aprofundamento meu sobre tema.

Com certeza, escrever é um processo muito importante para mim. Sou um amante da leitura e dos estudos, gosto de me aprofundar na pesquisa sobre os tópicos de gestão e desafiar cada nova teoria que encontro com a sua aplicação prática e com os resultados que gera.

Só gosto de falar sobre aquilo que realmente já vivi na prática e sei que funciona. Foram muitos anos liderando equipes de alta performance e buscando atingir metas ousadas, onde pude testar o que realmente gerava resultado.

Ainda em 2016, novos desafios profissionais me afastaram do blog e o relato das minhas experiências ficou restrito à mentoria das minhas equipes.

Executivo apontando para ícones de computadores e celulares

Novo blog para aprender compartilhando conhecimento

O ano de 2018 foi marcado por muitas mudanças e pelo início de uma nova jornada profissional como consultor, mentor, palestrante e conselheiro. Com isso, trago novamente para a minha rotina o hábito de escrever e compartilhar meus textos.

O objetivo deste novo espaço é acelerar o seu aprendizado através das minhas experiências, mas também acelerar o meu aprendizado, que vou aprender com vocês e com o próprio ato de refletir sobre os meus desafios profissionais.

A boa notícia é que atuando como consultor, vou ser capaz de trazer cenários ainda mais diversificados e cases de diferentes indústrias para discutir por aqui.

A meta a partir de agora é compartilhar e construir conhecimento através deste canal. Conto com a participação de cada leitor para atingirmos essa meta.

Vamos começar com as metas

Falando em meta, não vejo assunto mais pertinente para reinaugurar o meu Blog! Metas e indicadores, quando bem definidos, alinhados com a estratégia da empresa e adequadamente desdobrados para toda equipe são os pontos-chave da gestão com resultados.

Se você não pode medir, não pode gerenciar.

Peter Drucker

O primeiro passo para qualquer líder que queira aplicar a gestão com resultados em sua empresa é saber o que ele precisa medir para gerir. Quais são os indicadores de sucesso do seu negócio? Ter essa informação na ponta da língua é crucial para o sucesso de qualquer equipe.

As pessoas precisam conhecer e acompanhar seus indicadores de sucesso, para saber se estão progredindo na direção correta. Da mesma forma, precisam ter um objetivo a ser conquistado, uma meta que tenha significado para elas e que as estimule.

Em Deus, confiamos; nos outros, só com base em dados.

W. Edwards Deming

Sempre que falo sobre o assunto metas, gosto de destacar que existem dois tipos de líderes:

O primeiro tipo é o líder de resultados. Quando recebe uma meta ousada imediatamente investe toda a sua energia em buscar alternativas para conquistar essa meta e envolve toda a sua equipe nesse desafio, encarando a meta ousada como uma oportunidade.

O segundo tipo é o líder vitimista. Para esse líder, uma meta ousada é um castigo, um obstáculo impossível de ser transposto e, por isso, ele investe a sua energia em encontrar argumentos que indiquem que a meta não pode ser atingida e deve ser mudada. Costumo dizer que ele opera com o “desculpômetro” ligado e bem calibrado.

Como esse líder não encara a meta como uma oportunidade, não acredita nela, ele também não consegue desdobrar essa meta para sua equipe de forma que isso faça sentido e inspire cada pessoa do time.

Não preciso nem dizer qual tipo de líder gera mais resultados e qual tipo de líder eu tenho me esforçado para ser e para formar nas empresas…

Utilize uma boa metodologia para desdobrar metas

Utilizar uma boa metodologia para estabelecer e desdobrar metas vai ajudar o líder de resultados a obter sucesso. Dentre as diversas metodologias para estabelecer metas e indicadores de sucesso, a que eu atualmente utilizo e recomendo são os OKR – Objectives and Key Results.

Esse framework foi criado pela Intel e já foi adotado por diversas empresas, como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox, GoPro e até mesmo pelo cantor Bono Vox, líder do grupo U2!!!

Foi utilizando os OKRs que levamos a Jeep a conquistar o histórico crescimento de 3.000%, abrindo uma loja a cada dois dias em todo o país.

Na minha opinião, a utilização desse framework traz dois grandes benefícios:

  1. Define objetivos que inspiram as pessoas: ciclos curtos, objetivos ousados, claros e compartilhados, são algumas das características dos OKR’s que permitem que os líderes mantenham suas equipes motivadas a atingir objetivos significativos.
  2. Mantém todos produtivos e alinhados: saber quais são os resultados-chave que devem ser alcançados garante ao líder que o time irá focar suas energias no que realmente importa, que todos estarão alinhados e saberão como priorizar seus esforços.

E você, qual metodologia utiliza para ser um líder de resultados, definir e desdobrar metas para toda a sua equipe?


Interessado(a) em crescimento?

Então, conheça o meu livro Crescimento exponencial: transforme sua empresa em uma máquina geradora de caixa, disponível na Amazon em versão impressa e digital.

Comments 0

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.