Alavancagem, um conceito pouco divulgado, mas que pode potencializar muito os seus resultados.

Um homem, com as mãos espalmadas, segurando um cérebro

“Work smarter not harder.”

A frase em inglês que diz para trabalharmos de forma mais inteligente e não com mais intensidade, na minha visão, traduz um dos conceitos mais importantes (e pouco divulgados) do mundo dos negócios: a alavancagem.

Alavancagem é na verdade um conceito bastante simples, mas que por ser pouco divulgado não é muito utilizado. Quando bem empregada pode gerar mais resultados para sua empresa (e para você!), sem a necessidade de você investir mais recursos para isso.

No cenário financeiro a alavancagem é mais conhecida, principalmente nos Estados Unidos, onde usam o termo “leverage” para descrever o processo em que uma empresa pode contar com recursos financeiros que não são seus, para fazer um investimento em estoque ou em uma fábrica, por exemplo.

A alavancagem pode otimizar a utilização de diversos recursos na sua empresa e também na sua vida pessoal.

O primeiro recurso que vamos entender como alavancar é o tempo. O recurso mais valioso e também visto como o mais escasso pela maioria dos líderes. Estamos sempre lutando contra o relógio e as poucas 24 horas por dia que temos.

Fazer a alavancagem do seu tempo e do tempo da sua equipe é algo relativamente simples. Para começar, entenda quais são as atividades da sua rotina, e da rotina da sua equipe, que geram mais valor.

Quais são os 20% de atividades que geram 80% dos seus resultados?

Você sabia que um executivo de vendas investe apenas ⅓ do seu tempo para prospecção de novos clientes, o restante do tempo é gasto com processos administrativos, viagens e reuniões, que com certeza não geram 80% dos resultados.

Focar em atividades que geram valor significa, por exemplo:

  • Agrupar atividades que tenham o mesmo objetivo para serem feitas de uma única vez;
  • Delegar atividades que podem ser feitas por outras pessoas;
  • Eliminar ou automatizar atividades burocráticas;
  • Terceirizar atividades que não são o seu core;
  • E, o mais importante, simplesmente não fazer aquilo que não precisa ser feito.

O segundo recurso que devemos alavancar são as nossas conexões e, principalmente, os nossos canais de venda.

O grande benefício de utilizar a alavancagem é gerar mais resultados com um menor investimento. Quando fazemos conexões de valor, tanto para nós mesmos, como para a nossa empresa, estamos alavancando a nossa curva de aprendizado, pois podemos nos conectar com pessoas e organizações que possuem conhecimentos e informações que nós não temos.

Quando o assunto é canal de vendas, a alavancagem se torna ainda mais poderosa. Quando era Diretor da Divisão de Passeio e Caminhonete na Michelin no Chile, eu pude viver na prática a alavancagem dos canais de venda da empresa.

Desenvolvemos uma estratégia de parceria com fortes players locais que alavancaram não apenas as vendas, mas também a imagem da empresa.

Trabalhar em parceria com outras empresas que já possuem acesso ao seu público-alvo faz com que a sua empresa possa crescer de maneira exponencial.

As conexões e parcerias podem ir muito além dos canais de venda, você pode utilizar parceiros para alavancar todas as áreas da sua empresa em que você não é um especialista ou, todas as atividades que você entende que não devem ser realizadas pela sua empresa ou equipe.

A alavancagem está diretamente conectada com estratégias para o crescimento de uma empresa sem que ela precise fazer todo o investimento ou esforço para que isso aconteça.

Um consultor, por exemplo, pode alavancar o seu negócio criando um método e licenciando esse método para outros consultores que irão pagar um fee por isso. Pode também, fazer parcerias com outras empresas que tenham canais de venda fortes e contatos com clientes em potencial. Ou ainda, utilizar a tecnologia para otimizar o seu trabalho, com recursos de inteligência artificial para automatizar parte do processo de consultoria.

A chave para alavancagem é utilizar a criatividade para desenhar estratégias de como crescer de forma exponencial, isto é, aumentando o seu alcance e resultados, sem aumentar proporcionalmente a sua operação e custos.

Em português claro, entregar muito mais, gerar muito mais resultados, com um esforço muito menor.

Como você pode alavancar a sua empresa ou o trabalho da sua equipe?


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